Por que o imóvel em leilão pode ter 70% de desconto?

Antes de explicarmos o motivo pelo qual os leilões contam com um preço muito atrativo, precisamos entender por que eles vão à leilão.

Por que o imóvel vai à leilão?

Também chamado de hasta pública, o leilão decorre de dívida e existem duas vias para um imóvel ir à leilão. Uma via gera o leilão judicial e a outra o leilão extrajudicial.

Leilão judicial

O leilão judicial decorre de uma execução judicial, ou seja, alguém estava devendo, foi processado, perdeu esse processo e teve seus bens penhorados, no nosso caso, um imóvel penhorado para pagar dívidas como: cotas condominiais, IPTU, pensão alimentícia, débitos trabalhistas, etc.

Portanto, é a penhora desse imóvel que o leva à leilão, afinal, depois de penhorado, esse bem deve “virar” dinheiro para pagar as dívidas.

Leilão extrajudicial

Já o leilão extrajudicial, ou seja, aquele que não surge de um processo judicial, advém, em regra, de cláusula contratual, por exemplo, um contrato de financiamento com cláusula de alienação fiduciária não adimplido.

Significa que alguém deu o imóvel em garantia em um contrato de financiamento ou qualquer outro tipo de empréstimo e não pagou. Na grande maioria das vezes se trata do financiamento do próprio imóvel que está indo à leilão.

Diferentemente do leilão judicial, o leilão extrajudicial não depende de processo judicial e penhora, depende apenas de um contrato com cláusula de alienação fiduciária não adimplido.

Mas, afinal, por que o imóvel em leilão é mais barato?

Agora que entendemos o que gera o leilão, vai ficar fácil entender por que ele traz essa peculiaridade do valor abaixo do mercado.

Uma coisa que você tem que ter em mente é que, conforme vimos antes, o leilão decorre de dívida, portanto, o valor dessa arrematação será destinado prioritariamente para o pagamento de dívidas, não é simplesmente pelo querer do proprietário.

Então podemos perfeitamente dizer que o leilão é um procedimento para gerar liquidez, em outras palavras, ele tem o objetivo de transformar um bem móvel ou imóvel em dinheiro, no nosso caso, estamos falando de bens imóveis, mas cabe perfeitamente ao leilão de automóvel, por exemplo.

Por esse motivo, existe uma certa urgência em transformar aquele imóvel em dinheiro, está aí o porquê de o desconto em leilão chegar em algumas situações a até 70% do valor de mercado do imóvel.

Depois dessas informações, me responda, os leilões são ou não são uma forma atrativa para adquirir um imóvel?

Lembre-se, não tenha prejuízos com uma arrematação errada, para realizar arrematações seguras busque profissional especializado na área de leilões.

Compartilhe

Comente o que achou:

Nossas avaliações

Esther
Esther
2023-11-08
Super gostei 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏 esclareceu minhas dúvidas com informações porque eu nunca construir e estou totalmente perdida, obrigada mesmo pela equipe e pelo esclarecimento.bjssss
Alien Flora Judite
Alien Flora Judite
2023-10-26
Fui atendido por mulheres incríveis! Mulheres inteligentes, acolhedoras e que tornaram um processo que é extremamente desgastante muito mais viável. Como pessoa trans recomendo muito, pois nossa comunidade pode ter certeza que será bem recebida e respeitada!

Nos siga nas redes sociais!

Contato

© Copyright Nunes e Lisboa Advocacia e Consultoria Jurídica 2022. Todos os direitos Reservados.